Com testes rápidos, barreiras sanitárias são ativadas nas 5 saídas da Capital


Foram ativadas nesta terça-feira (26) as barreiras sanitárias nas cinco saídas de Campo Grande para fazer diagnóstico de quem está chegando na cidade para evitar a propagação do novo coronavírus (covid-19). A operação será realizada hoje e amanhã das 6h às 18h.

A medida tem como objetivo identificar quem esteja com febre, um dos sintomas da covid-19. Quem tiver com a temperatura elevada passará pelo teste rápido. O resultado fica pronto de 15 a 20 minutos. Caso for positivo, a pessoa será levada para atendimento médico e deverá ficar de quarentena.


Em uma das barreiras instaladas na saída para Cuiabá, próximo ao Shopping Bosque dos Ipês, técnicos, enfermeiros com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Detran (Departamento Estadual de Trânsito) fazem a abordagem dos motoristas que estão vindo de fora. Os veículos também passam por higienização.

A equipe terá pelo menos 100 testes rápidos para cada período, manhã e tarde. Os testes rápidos confirmam ou não a presença do novo coronavírus (covid-19) por meio da identificação dos anticorpos e para isso é preciso um furo no dedo para coleta de sangue. Casos confirmados ou suspeitos serão encaminhados para centro de triagem.

Diagnóstico – A prefeitura quer realizar um levantamento do fluxo nos dois dias, analisar os dados colhidos e avaliar se será necessário estender as barreiras por tempo indeterminado. A decisão de instalar as tendas com equipes nas saídas da cidade ocorrem em meio à escalada da curva de contágio da covid-19 em Mato Grosso do Sul, com aumento nas últimas duas semanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *