O SONO NÃO SERVE PARA DESCANSAR O CORPO

Sua função é limpar a casa depois de um dia inteiro de festa!

Já parou para pensar sobre isso?

Pois é exatamente assim, nosso cérebro é como uma casa que passa o dia todo em festa e que a noite precisa daquela faxina. Por este motivo, noites mal dormidas podem ter como consequência a falta de memória, lentidão no raciocínio, ansiedade, entre tantos outros reflexos em decorrência do acúmulo de bagunça na nossa “casa”, ou melhor, do acúmulo de informações no nosso cérebro!

Avalie sua rotina, perceba o seu dia a dia, e esteja atento, pois os sintomas da falta de sono vemos na vida, e não no sono!

Se pergunte:

Meu nível de estresse está elevado?

Meu nível de ansiedade está elevado?

Tenho tido dificuldade em perder gordura?

Tenho tido dificuldade em me concentrar?

Tenho esquecido com frequência onde guardo as coisas ou as palavras que quero falar?

Se a maioria das suas respostas forem “SIM”, você precisa avaliar seu sono e sobretudo mudar e adequar suas rotinas, pois a maioria dos problemas relacionados ao sono tem origem da insônia primária, caracterizada pela dificuldade em começar a dormir, tendo como principal causa as questões comportamentais.

Isso quer dizer, que muitas vezes a mudança de alguns hábitos antes do momento de dormir pode resolver seu grande problema com o sono!

E necessário criar o hábito da preparação, das rotinas do descanso, e você pode começar preparando seu ambiente, reduzindo a luz, diminuindo o consumo de água, afastando-se dos estímulos luminosos (celular e televisão), buscando mecanismos que acalmem sua mente.

Mas, em regra fazemos o oposto: procrastinamos durante o dia e queremos fazer tudo o que não foi feito na hora errada, ou seja, queremos estar ativos, quando deveríamos estar nos desacelerando.

Quanta coisa não?! E sequer falamos sobre nossos hormônios….

Você sabia que a dificuldade em perder gordura pode estar relacionada à má qualidade do sono??

E que uma noite de sono perdida não se recupera?

Talvez você também não saiba que nossa última hora de pensamento vai ficar “rodando” em nosso cérebro durante a noite!?

Então, não busque pílulas mágicas, busque a causa da sua noite mal dormida.

Faça o básico e o avançado pode se mostrar desnecessário!

Muito mais coisas envolvem a qualidade do nosso sono, mas sobre isso e sobre dicas de como dormir melhor, falamos quarta-feira, 29 de julho, no nosso bate-papo semanal, a partir das 09:30h!

Não perca! Assista pelo aplicativo “Papo de bairro” ou pelo Facebook. Te espero.

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