AÇÚCAR, ADOÇANTE, ÓLEO E SAL: QUAIS CONSUMIR?

Se você me acompanha aqui semanalmente, vai se lembrar que na semana passada, quando falamos sobre a cerveja puro malte, fiz questão de frisar que nós podemos consumir tudo aquilo que quisermos, desde que, de maneira consciente, ou seja, sabendo quais os riscos e benefícios que o consumo de alguns alimentos/produtos causam.

 

Pois bem, quando falamos de açúcar, adoçante, óleos e sais, não é diferente, precisamos ter conhecimento e decidir qual consumir de forma consciente.

 

Com relação aos óleos, não existe óleo perfeito.

Muitos fatores interferem na decisão de qual tipo de óleo usar, desde como são armazenados, até a sua tolerância ao calor, o que reflete na sua oxidação e saturação, fatores extremamente importantes para nossa saúde.

Mas podemos afirmar que, até o melhor dos azeites quando usado de forma errada e em quantidades inadequadas nos faz mal.

E nem falamos sobre a manteiga, banha de porco, óleo de coco! Socorro… Muitas opções no mercado e pouco esclarecimento ao consumidor.

Em resumo: use sempre menos óleo possível, dê preferência ao azeite tradicional para preparar pratos quentes e o azeite extra virgem para finalizar pratos ou temperar saladas.

 

Junto com o óleo, normalmente vem o sal. Ah! este é sensível, quando de menos sem gosto, quando a mais, sem condições!

O sal que está na casa da maioria dos brasileiros é o sal refinado, e muitos sequer se dão conta que ele passou por muitos processos químicos para ficar fininho, branquinho…. e isso traz muitos prejuízos para nosso organismo.

Então a melhor opção é o sal marinho!

Aquele que usamos no churrasco, o famoso sal grosso. Você pode comprar ele e triturar em casa mesmo, ou comprar já triturado. Ah, Mas ele é um pouco mais caro! Aí cabe a você com conhecimento e consciência definir preço e valor, qual o preço e valor do melhor sal para o consumo ou de uma possível internação pelos problemas a longo prazo!

Mas fique atento: independente de qual sal optar por consumir, sempre compre sal iodado para evitar doenças relacionadas a tireoide e o use com moderação.

E ainda tem o sal rosa!!! Mas dele podemos falar pessoalmente no nosso bate papo amanhã, às 09:30h, onde vamos aproveitar e falar dos açúcares.

 

Você sabia que o açúcar pode estar “camuflado” nos alimentos com outros nomes? Veja a lista:

Açúcar, açúcar mascavo, açúcar cristal, açúcar demerara, açúcar invertido, xarope de milho, xarope de glicose, xarope de guaraná, maltose, glicose, glucose, maltodextrina e dextrina.

Minha sugestão: evite o consumo de coisas que precisem de açúcar, reduza seu consumo de açúcar, um dia de cada vez, pois meu amigo, minha amiga, o açúcar está deixando mais pessoas amputadas do que muitas guerras!

Para o seu cafezinho, equilíbrio e controle é a palavra, se for usar adoçante, fuja dos químicos, escolha um que seja 100% Stevia, mas para isso você precisa ler o rótulo!

Podemos falar muitas outras curiosidades, características e cuidados que devemos ter com cada um destes alimentos, mas aí a conversa fica longa, então deixamos para falar amanhã, 09:30h, pelo aplicativo papo de bairro ou pela live do Facebook Papo de Bairro, te espero!

 

E se você ficou curioso para saber sobre nosso bate papo sobre a cerveja puro malte, clique aqui: https://papodebairro.com.br/2020/08/04/o-milagre-da-cerveja-puro-malte/

 

Cross Open

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *