PERDER PESO E EMAGRECER: ESTAMOS FALANDO DA MESMA COISA?

Se a sua felicidade é medida por um número na balança, precisamos conversar!

E para começar, vou te fazer uma pergunta, e preciso que você responda rápido:

É possível emagrecer ganhando peso?

Sinto imensa alegria em te informar que SIM!

E aí já começamos a entender que emagrecer e perder peso não são sinônimos e mais, que você aí do outro lado, que tem uma balança lá no seu quarto ou banheiro, precisa deixar ela um pouco de lado e conhecer melhor sua composição corporal.

Já parou para pensar que você pode estar diminuindo aqueles “numeruzinhos” tão buscados, mas estar aumentando sua gordura corporal? E não é isso que queremos, precisamos reduzir gordura e aumentar massa muscular, cenário que a balança tradicional não te mostra.

Isso explica como muitas vezes não vemos diferenças drásticas na balança, mas sentimos uma boa mudança nas nossas medidas quando vamos colocar aquela calça que já não fechava mais.

A gordura corporal tem mais volume, ocupa mais espaço; a massa muscular compõe seu peso, no entanto, com menos volume.

Tcharam…. quando você se pesa, tem seu peso aumentado ou mantido, mas diminui suas medidas, há uma boa chance de ter acontecido a perda de gordura e ganho de massa magra, reduzindo seu volume corporal, mas compondo seu peso, já que músculo pesa!

Muitos fatores podem interferir em toda esta avaliação, uma das formas de metrificar isso é com uma avaliação física, realizada por seu nutricionista ou professor.

Qual a importância disso? SAÚDE

O emagrecimento saudável acontece quando os níveis de gordura são reduzidos e os níveis de massa magra aumentados, isso sem falar que quanto mais massa muscular, mais seu metabolismo é acelerado, melhorando a queima de gordura.

Voltando ao número da balança, fique atento, pois diversos fatores interferem nele: retenção de líquido, horário da pesagem, consumo de água, funcionamento do intestino, e muitos outros.

Aproveite esta informação, traga para seu dia a dia e pare de buscar a perda de peso, afinal, você consegue perder peso, por exemplo, ficando um dia inteiro sem beber água, mas, não é este o caminho e o resultado que queremos certo?

Foque no emagrecimento consciente, responsável e saudável e se lembre sempre que ele não acontece como mágica, apaixone-se pelo caminho!

Amanhã, às 09:30h temos um bate papo marcado, que tal descobrir qual o percentual de gordura ideal e mais, que tal descobrir qual o seu percentual de gordura?

Espero vocês, pelo aplicativo ou pelo Facebook Papo de Bairro.

Cross Open

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *