Energisa divulga dicas para ajudar a economizar na conta de luz

Por conta da onda de calor que estamos passando nas últimas semanas , a Energisa divulgou dicas para quem quer economizar na energia, já que nesse período de baixa umidade do ar sofremos mais ainda com o calor e isso acaba refletindo no consumo de energia elétrica. As dicas para escolher bem os eletrodomésticos para a casa é uma das principais recomendações, especialmente se queremos utilizar energia com consciência e poupar na fatura de luz. Outra uma questão fundamental que deve ser considerada na hora da compra, que vai muito além da estética, preço, funcionalidade e marca: a eficiência energética do produto.

 “Hoje os equipamentos são vendidos com Selo Procel de eficiência, que mostra ao consumidor os equipamentos mais eficientes e que consomem menos energia. Deve-se sempre observar as etiquetas no momento da compra. O selo A é o mais eficiente e o E menos eficiente”, destaca Helier Fioravante, gerente de Serviços Comerciais da Energisa.

Outro fator importante e decisivo para um consumo mais sustentável é o uso consciente de um dos equipamentos mais explorados durante nesse período. “Nos casos de aparelhos que ficam ligados por longos períodos, como o ar condicionado, recomenda-se que contenham a tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. Recomenda-se também utilizar o ar condicionado na temperatura no 23º, manter o ambiente sempre fechado e programar para desligar, pelo menos 30 minutos antes de sair do ambiente”, completa.

A posição do ar-condicionado

Posicionar o aparelho de ar-condicionado na parte superior dos cômodos é mais indicado. Isso porque o ar quente do ambiente é menos denso, e, quando sobe, é resfriado e depois desce frio. Assim, é importante que o aparelho fique em um lugar onde o sol não incida diretamente, para facilitar a convecção térmica.

Além disso compre o aparelho de ar-condicionado com o correto dimensionamento para o ambiente a ser utilizado. Quanto maior o ambiente, mais potente precisa ser o aparelho e vice-versa.

Uso do Ventilador

Sempre opte pelo ventilador, não só porque o ar-condicionado é um vilão de consumo de energia, mas também pela qualidade do ar. Mas evite liga-los com antecedência, para resfriar o ambiente, pois não funciona. Só serve para desperdiçar energia. E quando não estiver utilizando, desligue-o

Uso da Geladeira

Opte por um aparelho com selo Procel com consumo A. Verifique constantemente se a vedação do equipamento está em boas condições para o ar frio não escapar.

A geladeira deve ficar preferencialmente longe de fogões, fornos e outras fontes de calor, ou em um local onde o sol não incida diretamente

No site www.energisa.com.br é possível conhecer outras dicas de economia e também um simulador de consumo que permite estimar o custo em reais de cada equipamento, dependendo da potência e do período utilizados.

Fonte:energisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *